Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
No ano de 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa busca alertar sobre os sinais desse tipo de câncer, facilitando o diagnóstico e tratamento precoces e aumentando as chances de cura.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os anos, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença.
No Brasil, aproximadamente 30% dos tipos de cânceres registrados no país são câncer de pele. Um número alto, que aponta para a necessidade de proteção.
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de revestir e proteger o organismo de agressões, como desidratação, bactérias e danos causados por fatores ambientais.
O câncer nesse órgão surge quando as células que compõem a pele crescem desordenadamente. Isso acontece, principalmente, devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol.
A doença pode ser dividida em dois tipos:
• Não melanoma: é o mais frequente e menos agressivo, com altas chances de cura quando descoberto no início.
• Melanoma: um dos mais agressivos de todos os tumores malignos e geralmente se dissemina rapidamente para outros órgãos.
Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro ...
Leia maisSetembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...
Leia maisO mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...
Leia mais