Inspirado no movimento “Outubro Rosa”, a campanha “Janeiro Branco” surgiu no ano de 2014, com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão da população sobre o tema, que é cercado de tabus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.
Um levantamento realizado pela plataforma Vittude, aponta que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.
Desses, 37% estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. Ainda, a ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais altos: 63%.
O mês de janeiro foi escolhido para abrigar a campanha pois carrega a simbologia da renovação, um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Essa escolha busca incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional e daqueles que estão ao seu redor.
Já a cor branca, representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.
Setembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...
Leia maisO mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...
Leia maisDurante o mês de junho, acontece o movimento global para aumentar a conscientização sobre a anemia, uma condição de ...
Leia mais