Qualidade de imagem é na Cedil

Novidades

Home Blog Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através da campanha “Julho Amarelo”. Essas doenças podem ser silenciosas e, em suas fases iniciais, não apresentar sintomas. Por isso, é essencial conscientizar a população e adotar medidas preventivas.

A campanha visa destacar os diferentes tipos de Hepatites Virais, com foco especial nas variantes A, B e C, transmitidas por vírus. Conhecer as formas de transmissão é fundamental para prevenir a infecção.

Como são transmitidas?

Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As vias de contágio variam conforme o tipo de hepatite.

Hepatite A

A Hepatite A é transmitida principalmente pela via fecal-oral, através do contato entre pessoas ou pelo consumo de água e alimentos contaminados. Essa forma de hepatite está relacionada a condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal e qualidade da água e alimentos.

Hepatite B

A Hepatite B é transmitida por meio de fluidos corporais, como esperma e secreção vaginal (via sexual), além do contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical). É importante ressaltar que a vacinação contra a Hepatite B é uma medida preventiva eficaz.

Hepatite C

A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre principalmente através do contato com sangue (via parenteral). Indivíduos que tenham recebido transfusões de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 devem realizar testes, pois estão em maior risco de infecção. Desde 1993, a testagem para hepatite C nos bancos de sangue tornou a doação sanguínea um procedimento seguro. A transmissão sexual é menos comum, ocorrendo principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e que praticam sexo sem o uso de preservativo.

Como se prevenir?

Vacine-se contra a Hepatite B. É fundamental verificar se a sua carteira de vacinação está em dia e receber as três doses da vacina ao longo da vida.

  • Use sempre camisinha nas relações sexuais.
  • Exija material esterilizado ou descartável: nos consultórios médicos, odontológicos e de acupuntura. Em barbearias e nos salões de manicure/pedicure. Nos estúdios de tatuagens e colocação de piercings.
  • Não compartilhe escovas de dentes, lâminas de barbear ou depilar.
  • Evite compartilhar agulhas ou seringas em outras situações.
  • Procure atendimento médico se apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença, e em caso de exposição a alguma situação de transmissão das Hepatites Virais.

Para uma prevenção eficaz é importante manter seus exames de monitoramento em dia, estes são nossos maiores aliados na luta contra as hepatites virais.

Clique aqui para agendar seu exame e cuide da sua saúde.

 


Leia também

1 de outubro de 2023
Outubro Rosa: A Importância do Autocuidado e do Exame de Mama

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro ...

Leia mais
1 de setembro de 2023
Setembro Amarelo: Boas Práticas Para Preservar a Saúde Mental

Setembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...

Leia mais
10 de junho de 2023
Junho Laranja: Mês de Cuidado e Atenção à Anemia

Durante o mês de junho, acontece o movimento global para aumentar a conscientização sobre a anemia, uma condição de ...

Leia mais