Qualidade de imagem é na Cedil

Novidades

Home Blog Dia Mundial da Osteoporose – Exames e Tratamento

Dia Mundial da Osteoporose – Exames e Tratamento

Osteoporose é uma condição que deixa os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Na maioria dos casos, a doença está relacionada com o envelhecimento. Quer fazer mais? A Cedil te explica.

A Osteoporose

Durante nossa vida, os ossos passam por um processo chamado de remodelação. Nesse processo, pequenas áreas do tecido ósseo são removidas continuamente e um novo tecido ósseo é depositado. 

Na juventude, os ossos crescem em largura e comprimento à medida que o corpo cresce. Mais tarde na vida, porém, os ossos podem aumentar sua largura, mas não ficam mais longos.

Os ossos aumentam em densidade progressivamente até cerca de 30 anos, que é o período em que eles são mais fortes. Depois disso, os ossos diminuem lentamente em densidade. Se o indivíduo apresentar dificuldades para manter uma quantidade adequada de formação óssea, os ossos perdem cada vez mais densidade e ficam frágeis até atingirem o estado de  osteoporose.

Manifestação

A doença pode se manifestar em ambos os sexos, porém, atinge principalmente as mulheres depois da menopausa, devido a queda na produção do estrógeno.

Prevenção e controle

  • Dieta rica em cálcio;
  • Consumo de verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;
  • Exposição moderada ao sol (fonte de Vitamina D);
  • Prática de exercício físico regular;
  • Corte do cigarro e o consumo moderado de álcool;
  • Atenção aos obstáculos como móveis ou tapetes soltos;

Sintomas

No estágio inicial, a osteoporose não provoca sintomas, já que a perda da densidade óssea ocorre muito gradualmente. Alguns pacientes, inclusive, nunca desenvolvem sintomas. Porém, quando a osteoporose causa a quebra de ossos (fraturas), a pessoa pode sentir dor ou muito desconforto, dependendo do tipo de fratura. As fraturas tendem a se consolidar lentamente em pessoas com osteoporose e podem resultar em deformidades, como uma coluna encurvada.

Exame importante

Densitometria Óssea. Exame utilizado para medir a densidade Mineral Óssea (DMO) e é solicitado pelos médicos quando há suspeita de enfraquecimento ósseo por perda de cálcio. Ele é essencial para o diagnóstico e acompanhamento da osteoporose.

 

A Clínica Cedil é referência para exames de imagem em Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e todo o interior do norte gaúcho. Tratamos o exame de Densitometria Óssea com muita seriedade e profissionalismo e estamos à disposição para dúvidas e/ou agendamentos. Conte com a Cedil para realizar seus exames e colocar a saúde em dia.

 


Leia também

17 de novembro de 2021
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Mitos e Verdades sobre a...

Quando diagnosticado de forma precoce, o câncer de próstata possui altas chances de cura. Assim, a conscientização sobre a ...

Leia mais
28 de outubro de 2021
Dia Mundial do AVC. Entenda as causas e exames indicados.

Dia 28 de outubro é o Dia Mundial do AVC. Estima-se que, ao longo da vida, uma em cada ...

Leia mais
22 de outubro de 2021
Por que é importante levar exames anteriores?

Muitas vezes, as pessoas consideram a consulta médica como um compromisso isolado, como uma simples tarefa rotineira. É preciso ...

Leia mais