Qualidade de imagem é na Cedil

Novidades

Home Blog Outubro Rosa: A Importância do Autocuidado e do Exame de Mama

Outubro Rosa: A Importância do Autocuidado e do Exame de Mama

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro Rosa, visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e mitos que permeiam o assunto, principalmente no que diz respeito ao exame de mama. Por isso, neste artigo, a Clínica Cedil irá esclarecer a importância desse exame e como ele pode salvar vidas.

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa é um movimento que começou na década de 1990, nos Estados Unidos, e que se espalhou pelo mundo. O objetivo é chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui no Brasil, a campanha ganhou força e hoje é referência na luta contra o câncer de mama.

O mês de outubro é marcado por ações que visam à conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso a informações, promovendo a quebra de tabus e incentivando a realização de exames preventivos. O laço rosa é o símbolo dessa luta, representando a união dos povos pela saúde feminina.

A Importância do Exame de Mama

Os exames de mama, como a mamografia e o ultrassom, são fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura.

A mamografia é um exame de imagem que permite visualizar o tecido mamário e identificar possíveis alterações, mesmo que ainda não sejam palpáveis. Já o ultrassom de mama é utilizado como complemento à mamografia, em particular nos casos de mamas densas, onde a mamografia pode não ser suficiente.

A recomendação é que todas as mulheres acima de 40 anos realizem exames de rastreio anualmente. Entretanto, mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou ovário em parentes de primeiro grau devem iniciar esse rastreio mais cedo, geralmente 10 anos antes da idade do diagnóstico do parente mais jovem.

Conclusão

Na Clínica Cedil, temos uma equipe especializada e preparada para atender todas as mulheres, proporcionando um atendimento humanizado e acolhedor. Contamos com equipamentos de alta tecnologia para a realização de exames de imagem, garantindo um diagnóstico preciso e confiável.

Além disso, entendemos que a informação é uma poderosa ferramenta de prevenção. Por isso, estamos sempre disponíveis para tirar dúvidas e fornecer todas as orientações necessárias sobre os exames e sobre a doença.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são uma responsabilidade de todos nós. Neste Outubro Rosa, reforçamos o nosso compromisso com a saúde das mulheres e convidamos a todas para fazerem parte dessa luta.

 


Leia também

1 de setembro de 2023
Setembro Amarelo: Boas Práticas Para Preservar a Saúde Mental

Setembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...

Leia mais
27 de julho de 2023
Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...

Leia mais
10 de junho de 2023
Junho Laranja: Mês de Cuidado e Atenção à Anemia

Durante o mês de junho, acontece o movimento global para aumentar a conscientização sobre a anemia, uma condição de ...

Leia mais