Quando diagnosticado de forma precoce, o câncer de próstata possui altas chances de cura. Assim, a conscientização sobre a doença é o primeiro passo para reduzir a mortalidade. Confira alguns mitos e verdades sobre essa condição.
Mito.
A doença é rara antes dos 40 anos, porém, estima-se que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Essa informação foi divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer e reforça a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.
A doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma.
Verdade.
A obesidade abdominal e o tabagismo são grandes fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A Cedil reforça a adoção de um estilo de vida saudável, no qual exercícios físicos, alimentação balanceada e check-ups anuais façam parte da agenda do paciente.
Verdade.
No estágio inicial, a doença não manifesta sintomas. Quando os primeiros sinais começam a aparecer, estima-se que 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Mito.
Estima-se que o câncer de próstata esteja presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, por esse motivo o exame de toque retal é importante.
Verdade.
A Ressonância Magnética de Próstata é indicada para:
Conte com a Cedil para realizar seus exames.
Cuide-se!
Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro ...
Leia maisSetembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...
Leia maisO mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...
Leia mais