Qualidade de imagem é na Cedil

Novidades

Home Blog Maio Vermelho: Pela atenção e cuidados contra a hepatite.

Maio Vermelho: Pela atenção e cuidados contra a hepatite.

A campanha Maio Vermelho foi criada para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção a respeito da hepatite, dividida entre os tipos A, B, C, D e E, uma das doenças que mais acometem o fígado, causando a inflamação deste órgão. 

As hepatites A e E são transmitidas por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já a hepatite B, C e D podem ser transmitidas através do compartilhamento de material para uso de drogas ou de higiene pessoal e pelo sexo sem proteção com uma pessoa infectada.

Dentre os sintomas mais comuns estão: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras. 

A vacina é uma das formas de prevenção e controle da doença, porém, atualmente, existe vacina apenas para os tipos A e B.  Por isso, é necessário se prevenir de outras formas, como lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, evitar tomar banho em locais perto de esgoto aberto, Higienizar e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, usar preservativos em todas as relações sexuais e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.

 

Lembre-se: o diagnóstico é feito pela história clínica e exames laboratoriais sorológicos. Caso sinta algum sintoma compatível à hepatite, não hesite, procure ajuda médica.


Leia também

1 de outubro de 2023
Outubro Rosa: A Importância do Autocuidado e do Exame de Mama

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro ...

Leia mais
1 de setembro de 2023
Setembro Amarelo: Boas Práticas Para Preservar a Saúde Mental

Setembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...

Leia mais
27 de julho de 2023
Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...

Leia mais