Qualidade de imagem é na Cedil

Novidades

Home Blog Dia Mundial do Coração: Como hábitos saudáveis podem prevenir doenças cardíacas

Dia Mundial do Coração: Como hábitos saudáveis podem prevenir doenças cardíacas

No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, data criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) para alertar e conscientizar sobre a necessidade de cuidar da saúde do coração.

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Feito de tecido muscular, sua função principal é bombear sangue para todas as demais partes do corpo, garantindo oxigênio e a distribuição de nutrientes.

Infarto, AVC, arritmias cardíacas, parada cardiorrespiratória, trombose venosa profunda e embolia pulmonar e insuficiência cardíaca estão entre as principais doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos no mundo, sendo 290 mil mortes apenas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Contudo, grande parte dos casos pode ser prevenida ao adotar hábitos saudáveis no dia a dia.

Entenda quais são os fatores de risco

Doenças cardíacas afetam mais homens do que mulheres, principalmente acima dos 50 anos. O desenvolvimento do quadro é mais provável em pessoas que apresentam fatores de risco, como colesterol alto, diabetes, pressão alta e disposições genéticas, mas não exclusivamente.

As patologias cardiovasculares, em grande parte, são problemas crônicos, também relacionadas a altos níveis de estresse e maus hábitos, como o fumo, o sedentarismo, a obesidade, consumo de álcool e alimentos ricos em gordura, desidratação e não dormir. Ou seja, a mudança de rotina é chave na prevenção dessas doenças.

Quais hábitos saudáveis podem prevenir doenças cardíacas?

Pratique atividades físicas:

O sedentarismo é uma das principais causas do surgimento de doenças graves, incluindo as cardiovasculares. Não é necessário ser um atleta para cuidar do seu coração. Uma caminhada de 30 minutos na sua quadra já faz toda a diferença!

Alimentação equilibrada:

Na correria do dia a dia, a alimentação saudável dificilmente é prioridade. Contudo, se você manter uma dieta equilibrada com frutas, legumes e verduras, e reduzir o consumo de frituras e gorduras saturadas, seu coração vai agradecer.

Não fumar e restringir o consumo de álcool:

Dentre os fatores de risco para doenças cardíacas, o fumo é considerado o pior e o que está mais vinculado a doenças cardiovasculares em fases iniciais. Parar de fumar pode ter um efeito imediato para a saúde do coração! Já no primeiro mês sem o cigarro, a chance de uma pessoa ter um infarto ou um AVC diminui consideravelmente.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode danificar o coração, pois o álcool é uma substância cardiotóxica. O uso excessivo da bebida pode provocar insuficiência cardíaca ou o aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas, que contribuem para os problemas cardíacos.

Não esqueça das consultas e os exames de rotina

Devido à sua importância, o músculo cardíaco deve ser monitorado de perto durante todas as fases da vida. A maior dificuldade para prevenir os eventos causados pelas doenças do coração é a quase total ausência de sintomas.

Na maior parte das vezes, estes são assintomáticos ou são confundidos com leves dores musculares no peito, nos braços ou ombros. Inicialmente, entender os indícios de problemas cardiovasculares é recomendável. Mas para evitar ser pego de surpresa, as consultas médicas são extremamente importantes.

Na consulta, o profissional pode encaminhar o paciente para realizar diversos exames do coração, sabendo qual se encaixa melhor para os sintomas e também quais as contraindicações para cada caso. Os exames de rotina, como o de sangue e de glicemia, ainda podem diagnosticar diversas doenças, como a diabetes.

Conheça os exames indicados para a saúde do coração

Raio X de Tórax:

O Raio X é um exame de diagnóstico por imagem. Ele usa a radiação ionizante para gerar imagens internas de diversas partes do corpo, como órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e etc.. O aparelho de Raio X irradia partículas que passam pelo corpo do paciente e, ao entrar em contato com uma chapa sensível à radiação, registram estas imagens.

Angiotomografia de Artérias Coronárias:

Este exame é uma tomografia computadorizada usada para avaliar os vasos sanguíneos do coração. A partir deste exame rápido e não invasivo, os médicos podem aferir se existem placas ou não nas artérias coronárias, o que, em caso positivo, poderia atrapalhar a chegada de sangue e oxigênio no músculo cardíaco.

Ecocardiograma:

A ultrassonografia do coração fornece imagens ao usar ondas sonoras de alta intensidade. A partir delas, é possível saber a direção e a velocidade do fluxo de sangue no músculo cardíaco. Para este tipo de exame, a Clínica Cedil possui o Vivid E95, novo aparelho com tecnologia 4D de alto desempenho, garantindo uma melhor visualização e diagnóstico para todos os pacientes.

Holter:

O monitor Holter é um dispositivo portátil para monitoração contínua da atividade elétrica cardíaca durante um dia (24 horas) ou mais. Seu uso é necessário para descobrir arritmias cardíacas ocasionais e de difícil detecção. Enquanto usa o aparelho, o paciente está liberado para atividades normais.

MAPA:

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA é um método de medição da pressão arterial, feita de forma automática por meio de dispositivo posto na cintura. Durante o período de utilização do dispositivo, a pressão será medida enquanto o paciente realiza atividades cotidianas. Com os resultados, o médico poderá avaliar resultados incomuns e diagnosticar, por exemplo, a hipertensão arterial.

Eletrocardiograma:

Também chamado pela sigla ECG, ele serve para apontar anomalias no tecido cardíaco. Seu funcionamento se dá através de eletrodos fixados na pele que detectam o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, enquanto o paciente está deitado em repouso. Ele pode identificar diversas doenças, como a Doença de Chagas, e problemas no ritmo de funcionamento do coração.

Sistema de Ergometria:

Também chamado de Teste Ergométrico, este exame ajuda os profissionais a identificarem situações adversas no músculo cardíaco. O sistema avalia o paciente durante um esforço semelhante a atividades esportivas em uma esteira. O grau vai aumentando gradativamente e pode indicar a aptidão cardiorrespiratória, problemas como dores no peito ou isquemia no músculo cardíaco, além de aferir também a pressão arterial. Na Clínica Cedil, o exame pode ser realizado em aparelhos de última geração, com muito mais precisão no resultado.

A Clínica Cedil é referência para exames de imagem em Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e todo o interior do Rio Grande do Sul. Com sua alta tecnologia, é possível ter imagens claras de toda a região cardíaca.

Agende um exame pelo WhatsApp:
Passo Fundo – RS: (54) 3311-9777
Santa Cruz do Sul – RS: (51) 3902-7787


Leia também

1 de outubro de 2023
Outubro Rosa: A Importância do Autocuidado e do Exame de Mama

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este período, conhecido como Outubro ...

Leia mais
1 de setembro de 2023
Setembro Amarelo: Boas Práticas Para Preservar a Saúde Mental

Setembro é um mês marcado por uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Hoje vamos abordar a relevância desse movimento ...

Leia mais
27 de julho de 2023
Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a importância da testagem e prevenção das hepatites virais, através ...

Leia mais